SERVIÇOS

APOIO EM DEMANDAS DA ANS

Orientação quanto ao cumprimento de exigências legais (com embasamento ou visão técnica- atuarial estabelecidas pela ANS- Agência Nacional de Saúde Suplementar).

CÁLCULOS DAS PROVISÕES TÉCNICAS OBRIGATÓRIAS, SEU LASTRO E VÍNCULO DOS ATIVOS

Apuração dos valores exigidos pelo órgão regulador, utilizando informações contábeis, referente aos Recursos Próprios Mínimos, Provisões Técnicas, o Lastro e Vínculo e de seu Ativo.

PEONA – PROVISÃO DE EVENTOS OCORRIDOS E NÃO AVISADOS

Desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial da PEONA em substituição a metodologia legal, contemplando a emissão do TRA-PT (Termo de Responsabilidade Atuarial das Provisões Técnicas) trimestralmente.

PROVISÃO PARA REMISSÃO

Desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial para Provisão de Remissão, contemplando a emissão do TRA-PT (Termo de Responsabilidade Atuarial das Provisões Técnicas) trimestralmente.

REGISTRO DE PLANOS DE SAÚDE

Assessoria e condução de processo junto à ANS – Agência de Saúde Suplementar, no registro dos produtos via RPS/ANS a serem comercializados pela operadora.

DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAEF

Plano de Adequação Econômico-Financeiro – Elaboração do TAOEF ou PLAEF para aprovação na ANS, bem como seu acompanhamento no cumprimento das metas acordadas.

SUPORTE A DIREÇÃO FISCAL OU TÉCNICA

Apoio a demandas exigidas pela Direção Fiscal ou Técnica em quesitos regulatórios, atuariais ou gerenciais.

POLÍTICAS COMERCIAIS

Avaliação e reestruturação das principais políticas comerciais da operadora, tais como: comissionamento, subscrição de risco, preço (desconto), retenção/fidelização e renovação dos contratos coletivos.

REESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE COMERCIAL

Avaliação do perfil da equipe, grau de conhecimento dos produtos e do mercado e resultados alcançados. Mediante diagnóstico inicial é apresentado proposta de reestruturação alinhado as metas pretendidas pela gestão da Operadora.

PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Avaliação dos produtos comercializados versus mercado em que a operadora está inserida, com possíveis adequações de acordo com a necessidade observada.

DESENHO DE NOVOS PRODUTOS

Elaboração de produtos que observem a realidade do Mercado, com desenvolvimento de um plano de ação que atenda o planejamento estratégico da Operadora.

ATUALIZAÇÃO DA NOTA TÉCNICA DE PRODUTO E REVISÃO DAS TABELAS DE VENDAS

Atualização da nota técnica atuarial levando em consideração a experiência da Operadora e definição de novas tabelas de comercialização.

PRECIFICADOR DE PRODUTOS COLETIVOS

Disponibilização de planilha eletrônica específica para cotação dos planos empresariais, levando em consideração o perfil etário, a estrutura de custo vigente, os carregamentos comerciais negociados e a expectativa de margem de lucro.

SUPORTE NA NEGOCIAÇÃO COM ADMINISTRADORAS DE BENEFÍCIO

Alinhar os preços dos produtos coletivos às características específicas em negociação entre a Operadora e a Administradora e orientar quanto ao processo operacional na gestão deste tipo de contrato.

ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL

Avaliar os processos internos relacionados ao custo assistencial, gerando orientações e implementando ações com foco em resultado.

NEGOCIAÇÃO COM A REDE PRESTADORA

Avaliação das tabelas praticadas com os prestadores de serviço, análise das propostas de reajustes e acompanhamento da negociação, com o objetivo de alinhar a solicitação do Prestador versus a realidade da Operadora.

ANÁLISE DE MERCADO

Relatório analítico com detalhamento amplo do mercado de saúde suplementar, contempla informações abrangentes relacionadas a beneficiários, produtos, perfil e região de utilização.

AVALIAÇÃO DA CARTEIRA DE NEGÓCIOS

Relatório analítico que demonstra o perfil da massa de beneficiários quanto às suas características e analisa o comportamento no que se refere à utilização de serviços médicos prestados pela Operadora.

AVALIAÇÃO DE CONTRATOS COLETIVOS

Avaliação do desempenho de contratos específicos de plano de saúde, com objetivo de elaborar parecer atuarial que contemple recomendações e alternativas de negociação que busquem o equilíbrio na relação contratual.

CÁLCULO DO IVCMH

A partir da experiência da Operadora será definido o índice de variação do custo assistencial de um período para outro que poderá ser utilizado como indicador financeiro nas negociações de reajuste e/ou nas projeções orçamentárias.

AVALIAÇÃO ATUARIAL ANUAL

Consiste na elaboração de Parecer Técnico Atuarial que apresente um detalhamento conclusivo sobre o equilíbrio financeiro da carteira de forma geral, indicando percentual de superávit ou déficit de cada produto analisado e relação de riscos iminentes.

CÁLCULO ANUAL DO POOL DE RISCO

Elaboração de Parecer Técnico Atuarial do agrupamento dos contratos, apresentando o índice de reajuste necessário para a carteira dos planos coletivos conforme estabelecido na regulamentação vigente.

NOTA TÉCNICA DA DESPESA DE COMERCIALIZAÇÃO

Desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial para diferimento da despesa de comercialização considerando o tempo de permanência dos beneficiários na Operadora.