A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, na quarta-feira (28/08), os indicadores do Programa de Qualificação de Operadoras Ano 2020 (ano-base 2019).
Os documentos disponíveis para as operadoras de planos de saúde são: a Ficha Técnica dos Indicadores, o método de cálculo do IDSS; o peso dos indicadores, o documento técnico para realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de planos de saúde (2019), além de resoluções normativas e instruções normativas que regulamentam o tema.
Acesse os documentos do Ano 2020 (ano-base 2019)
Sobre o Programa de Qualificação de Operadoras
O Programa de Qualificação das Operadoras é a inciativa mais antiga desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o estímulo à qualidade setorial. Foi iniciado em 2004, teve seus indicadores reestruturados em 2015 e, a partir do IDSS ano-base 2017, iniciou uma nova etapa, com a introdução do uso do Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados do programa e processamento dos indicadores. O objetivo da revisão foi promover a melhoria contínua do programa, de acordo com as novas regras e práticas do setor suplementar de saúde, propondo conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.
Fonte: ANS
TAGS: ANS, IDSS, Indicadores, Qualificação das Operadoras