SERVIÇOS

APOIO EM DEMANDAS DA ANS

Orientação quanto ao cumprimento de exigências legais (com embasamento ou visão técnica- atuarial estabelecidas pela ANS- Agência Nacional de Saúde Suplementar).

CÁLCULOS DAS PROVISÕES TÉCNICAS OBRIGATÓRIAS, SEU LASTRO E VÍNCULO DOS ATIVOS

Apuração dos valores exigidos pelo órgão regulador, utilizando informações contábeis, referente aos Recursos Próprios Mínimos, Provisões Técnicas, o Lastro e Vínculo e de seu Ativo.

PEONA – PROVISÃO DE EVENTOS OCORRIDOS E NÃO AVISADOS

Desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial da PEONA em substituição a metodologia legal, contemplando a emissão do TRA-PT (Termo de Responsabilidade Atuarial das Provisões Técnicas) trimestralmente.

PROVISÃO PARA REMISSÃO

Desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial para Provisão de Remissão, contemplando a emissão do TRA-PT (Termo de Responsabilidade Atuarial das Provisões Técnicas) trimestralmente.

REGISTRO DE PLANOS DE SAÚDE

Assessoria e condução de processo junto à ANS – Agência de Saúde Suplementar, no registro dos produtos via RPS/ANS a serem comercializados pela operadora.

DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAEF

Plano de Adequação Econômico-Financeiro – Elaboração do TAOEF ou PLAEF para aprovação na ANS, bem como seu acompanhamento no cumprimento das metas acordadas.

SUPORTE A DIREÇÃO FISCAL OU TÉCNICA

Apoio a demandas exigidas pela Direção Fiscal ou Técnica em quesitos regulatórios, atuariais ou gerenciais.

POLÍTICAS COMERCIAIS

Avaliação e reestruturação das principais políticas comerciais da operadora, tais como: comissionamento, subscrição de risco, preço (desconto), retenção/fidelização e renovação dos contratos coletivos.

REESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE COMERCIAL

Avaliação do perfil da equipe, grau de conhecimento dos produtos e do mercado e resultados alcançados. Mediante diagnóstico inicial é apresentado proposta de reestruturação alinhado as metas pretendidas pela gestão da Operadora.

PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Avaliação dos produtos comercializados versus mercado em que a operadora está inserida, com possíveis adequações de acordo com a necessidade observada.

DESENHO DE NOVOS PRODUTOS

Elaboração de produtos que observem a realidade do Mercado, com desenvolvimento de um plano de ação que atenda o planejamento estratégico da Operadora.

ATUALIZAÇÃO DA NOTA TÉCNICA DE PRODUTO E REVISÃO DAS TABELAS DE VENDAS

Atualização da nota técnica atuarial levando em consideração a experiência da Operadora e definição de novas tabelas de comercialização.

PRECIFICADOR DE PRODUTOS COLETIVOS

Disponibilização de planilha eletrônica específica para cotação dos planos empresariais, levando em consideração o perfil etário, a estrutura de custo vigente, os carregamentos comerciais negociados e a expectativa de margem de lucro.

SUPORTE NA NEGOCIAÇÃO COM ADMINISTRADORAS DE BENEFÍCIO

Alinhar os preços dos produtos coletivos às características específicas em negociação entre a Operadora e a Administradora e orientar quanto ao processo operacional na gestão deste tipo de contrato.

ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL

Avaliar os processos internos relacionados ao custo assistencial, gerando orientações e implementando ações com foco em resultado.

NEGOCIAÇÃO COM A REDE PRESTADORA

Avaliação das tabelas praticadas com os prestadores de serviço, análise das propostas de reajustes e acompanhamento da negociação, com o objetivo de alinhar a solicitação do Prestador versus a realidade da Operadora.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Consiste no diagnóstico da operadora para elaboração e execução de estratégias com base na metodologia de gestão Balanced Scorecard (BSC). De acordo com o cenário identificado são realizadas medidas para o alinhamento com elaboração do Mapa da Estratégia em prol de um gerenciamento mais eficaz que gere resultados significativos e melhores para Operadora.

ORÇAMENTO FINANCEIRO

Análise da situação financeira atual para construção de orçamento baseado em metodologia de trabalho previamente implantada e metas do planejamento estratégico definidas.

IMPLANTAÇÃO DE SETOR TÉCNICO/ATUARIAL

Criação e implantação de setor Técnico/Atuarial com ênfase no treinamento dos colaboradores para atendimento as demandas dentro das regulamentações exigidas.

ANÁLISE DE MERCADO

Relatório analítico com detalhamento amplo do mercado de saúde suplementar, contempla informações abrangentes relacionadas a beneficiários, produtos, perfil e região de utilização.

AVALIAÇÃO DA CARTEIRA DE NEGÓCIOS

Relatório analítico que demonstra o perfil da massa de beneficiários quanto às suas características e analisa o comportamento no que se refere à utilização de serviços médicos prestados pela Operadora.

AVALIAÇÃO DE CONTRATOS COLETIVOS

Avaliação do desempenho de contratos específicos de plano de saúde, com objetivo de elaborar parecer atuarial que contemple recomendações e alternativas de negociação que busquem o equilíbrio na relação contratual.

CÁLCULO DO IVCMH

A partir da experiência da Operadora será definido o índice de variação do custo assistencial de um período para outro que poderá ser utilizado como indicador financeiro nas negociações de reajuste e/ou nas projeções orçamentárias.

AVALIAÇÃO ATUARIAL ANUAL

Consiste na elaboração de Parecer Técnico Atuarial que apresente um detalhamento conclusivo sobre o equilíbrio financeiro da carteira de forma geral, indicando percentual de superávit ou déficit de cada produto analisado e relação de riscos iminentes.

CÁLCULO ANUAL DO POOL DE RISCO

Elaboração de Parecer Técnico Atuarial do agrupamento dos contratos, apresentando o índice de reajuste necessário para a carteira dos planos coletivos conforme estabelecido na regulamentação vigente.

NOTA TÉCNICA DA DESPESA DE COMERCIALIZAÇÃO

Desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial para diferimento da despesa de comercialização considerando o tempo de permanência dos beneficiários na Operadora.

ESTIMATIVA DA MARGEM DE SOLVÊNCIA

Projeção da necessidade de constituição de margem de solvência total, considerando estimativa de variação dos beneficiários, contraprestações e eventos indenizáveis no ano de 2022.