Um dos assuntos de extrema importância tratado na 597ª Reunião da Diretoria Colegiada (DICOL) realizada no dia 06/11/2023 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi a proposta da consulta pública nº 115 de alteração da RN 574/23 para aprovação de alteração do fator teto da PEONA SUS.
O diretor Jorge Aquino propôs aprovação do relatório de consulta pública sobre Provisão para Eventos/Sinistros no SUS (PEONA SUS). Atualmente o fator da PEONA SUS aplicado sobre os eventos era determinado pelo menor fator entre 80% (teto da ANS) e o fator individual de cada operadora. Após a revisão dos cálculos e consulta pública nº 115, foi detectado uma maior agilidade no reconhecimento das despesas de PEONA SUS trazendo a necessidade de alteração deste fator teto para 66%.
Provavelmente, nos próximos dias, a ANS atualizará a RN 574 alterando tais indicadores. Segundo a equipe atuarial da Result, essa redução pode melhorar a provisão PEONA SUS das operadoras, e assim diminuir a necessidade de ativos garantidores.
Operadoras, fiquem atentas pois esta boa notícia terá um reflexo no valor provisionado.
Fonte: @ResultAtuarial
TAGS: ANS, Consulta Pública, PEONA SUS, RN 574